J. Cage, Silêncio (COBOGÓ, 2019)

ESTE MOMENTO ESTÁ SEMPRE MUDANDO.   (EU ESTAVA EM SILÊNCIO: AGORA ESTOU FALANDO.)                                             COMO PODERÍAMOS DIZER O QUE É A MÚSICA CONTEMPORÂNEA, SE NÃO ESTAMOS NESTE MOMENTO OUVINDO MÚSICA CONTEMPORÂNEA, MAS OUVINDO UMA PALESTRA SOBRE ELA. E NÃO É ISSO.

ISSO É “MEXER A LÍNGUA”. DISTANCIADOS COMO ESTAMOS NESSE MOMENTO

DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA (ESTAMOS APENAS PENSANDO SOBRE ELA), CADA UM DE NÓS

ESTÁ PENSANDO SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, TENDO SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA, E CADA EXPERIÊNCIA É DIFERENTE E CADA EXPERIÊNCIA MUDA E ENQUANTO

ESTAMOS PENSANDO EU ESTOU FALANDO E A MÚSICA CONTEMPORÂNEA ESTÁ MUDANDO.

                               MUDANDO COMO A VIDA.                       SE NÃO FOSSE ASSIM

ESTARIA MORTA, E, É CLARO, PARA ALGUNS DE NÓS,                             ÀS VEZES,

ELA ESTÁ MORTA, MAS A QUALQUER MOMENTO ELA MUDA E VIDE DE NOVO,

                                                               FALANDO UM POUCO SOBRE O LEITE CONTEMPORÂNEO:

                EM TEMPERATURA AMBIENTE ELE MUDA, FICA AZEDO ETC., E

ENTÃO UMA NOVA GARRAFA ETC., A NÃO SER SEPARANDO-O DE SUA MUDANÇA

DESIDRATANDO-O OU PONDO NA GELADEIRA           (QUE É UM MODO DE DESACELERAR

SUA VIVACIDADE)                         (ISTO É, MUSEUS E ACADEMIAS SÃO

MODOS DE PRESERVAR)           NÓS TEMPORARIAMENTE SEPARAMOS AS COISAS DA VIDA

(DAS MUDANÇAS) MAS A QUALQUER MOMENTO A DESTRUIÇÃO PODE OCORRER DE REPENTE

E O QUE VEM DEPOIS TEM MAIOR FRESCOR

QUANDO SEPARAMOS A MÚSICA DA VIDA O QUE OBTEMOS É A ARTE (UM COMPÊNCIO DE OBRAS-PRIMAS), NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA, QUANDO ELA É DE FATO

CONTEMPORÂNEA, NÃO HÁ TEMPO PARA ESTABELECER ESSA SEPARAÇÃO (QUE

NOS PROTEGE DE VIVER), PORTANTO                              A MÚSICA CONTEMPORÂNEA NÃO

É TANTO ARTE QUANTO É VIDA E QUALQUER UM QUE A PRODUZA LOGO

QUE TERMINA DE COMPOR UMA COMEÇA A PRODUZIR OUTRA ASSIM COMO AS PESSOAS

CONTINUAM LAVANDO LOUÇA, ESCOVANDO OS DENTES, FICANDO COM SONO

E ASSIM POR DIANTE.                                FREQUENTEMENTE NINGUÉM SABE QUE A MÚSICA CONTEMPORÂNEA É OU PODERIA SER ARTE.             SIMPLESMENTE ACHAM

QUE É IRRITANTE.                                                        DE QUALQUER MODO IRRITANTE,

OU SEJA, IMPEDINDO A NOSSA OSSIFICAÇÃO.

                                                               PARA QUALQUER UM DE NÓS A MÚSICA CONTEMPORÂNEA

É OU PODERIA SER UM MODO DE VIDA.

ME OCORREM VÁRIS HISTÓRIAS QUE EU GOSTARIA DE CONTAR

(ALIÁS, DO MESMO MODO QUE, AO ESCREVER ISTO QUE

AGORA FALO, O TELEFONE FICA TOCANDO E ENTÃO ACONTECE UM

DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO EM VEZ DESSE JEITO ESPECÍFICO DE

PREPARAR UMA FALA.)                                              A PRIMEIRA HISTÓRIA

É DO Evangelho de Sri Ramakrishna.                  SUA VIDA E SUAS PALAVRAS

HAVIAM IMPRESSIONAO UM MÚSICO QUE COMEÇOU A PENSAR QUE DEVERIA DESISTIR

DA MÚSICA E SE TORNAR UM DISCÍPULO DE RAMAKRISHNA.            MAS QUANDO

DISSE ISSO A RAMAKRISHNA, ELE RESPONDEU QUE DE MODO ALGUM.     CONTINUE

SENDO MÚSICO: A MÚSICA É UM MEIO DE TRANSPORTE RÁPIDO.

                                               RÁPIDO TRANSPORTE, ISTO É, EM DIREÇÃO À VIDA “ETERNA”,

OU SEJA, EM DIREÇÃO À VIDA, PONTO.

ASSIM QUE EU SOUBE QUE EU DARIA ESTA PALESTRA EU CONSULTEI

O Livro das mutaçôes E AO LANÇAR AS MOEDAS OBTIVE O HEXAGRAMA

DA INFLUÊNCIA, DO ESTÍMULO.                                           SEIS EM CIMA SIGNIFICA QUE A

INFLUÊNCIA SE MOSTRA NAS MANDÍBULAS, NO ROSTO E NA LÍNGUA, E O

COMENTÁRIO DIZ: O MODO MAIS SUPERFICIAL DE TENTAR INFLUENCIAR OS

OUTROS É COM PALAVRAS QUE NÃO TENHAM NADA DE RELA POR TRÁS DELAS.

A INFLUÊNCIA EXERCIDA POR ESSE MERO “MEXER A LÍNGUA” DEVE NECESSARIAMENTE

PERMANECER INSIGNIFICANTE.                                         PORÉM, EU NÃO

CONCORDO COM ESSE COMENTÁRIO.           EU NÃO VEJO NECESSIDADE DE COLOCAR

ALGO “REAL” POR TRÁS DESSE “MEXER A LÍNGUA”.                  EU NÃO ACHO QUE

MEXER A LÍNGUA SEJA MAIS SIGNIFICANTE OU INSIGNIFICANTE DO QUE QUALQUER

OUTRA COISA.                                ME PARECE QUE É SIMPLESMENTE UMA QUESTÃO DE

CONTINUAR A FALAR, O QUE NÃO É NEM SIGNIFICANTE NEM INSIGNIFICANTE,

NEM BOM NEM RUIM, MAS SIMPLESMENTE O MODO COMO ESTOU VIDO AGORA, QUE

É DANDO UMA PALESTRA EM ILLINOIS, O QUE NOS LEVA

DE VOLTA À MÚSICA CONTEMPORÂNEA.                                                       MAS VOANDO

DE NOVO E VOLTANDO AO Livro das mutações: O HEXAGRAMA DA GRAÇA

(QUE É O HEXAGRAMA DA ARTE)                                         DISCUTE O EFEITO DE UMA OBRA

DE ARTE                                             COMO SE ELA FOSSE UM LUZ BRILHANDO NO TOPO DE

UMA MONTANHA QUE ILUMINA ATÉ CERTO PONTO A ESCURIDÃO CIRCUNDATE.

                                                               OU SEJA, A ARTE É DESCRITA COMO ALGO QUE ILUMINA

E O RESTO DA VIDA COMO ALGO ESCURO.                    NATURALMENTE, EU DISCORDO.

SE HOUVESSE UMA PARTE DA VIDA ESCURA O BASTANTE PARA MANTER DE FORA A LUZ

QUE VEM DA ARTE, EU GOSTARIA DE ESTAR NESSA ESCURIDÃO, TATEANDO SE FOSSE PRECISO,

MAS VIVO                                          E PREFIRO PENSAR QUE A MÚSICA CONTEMPORÂNEA

ESTARIA TAMBÉM NO ESCURO, TROMBANDO NAS COISAS, DERRUBANDO

OUTRAS E CONTRIBUINDO EM GERAL À DESORDEM QUE CARACTERIZA A

VIDA (SE ELA SE OPÕE À ARTE) EM VEZ DE CONTRIBUIR À

ORDEM E À VERDADE, À BELEZA E AO PODER ESTABILIZADOS QUE CARACTERIZAM

UMA OBRA-PRIMA (SE ELA SE OPÕE À VIDA).                E É ISSO?                           SIM

É ISSO.                OBRAS-PRIMAS E GÊNIOS CAMINHAM JUNTOS E QUANDO

CORREMOS DE UM PARA O OUTRO A VIDA PARECE MAIS SEGURA DO QUE

DE FATO É                                         NOS TORNARMOS INCAPAZES DE CONHECER OS PERIGOS

DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA            OU         MESMO DE SERMOS CAPAZES DE BEBER

UM COPO D’ÁGUA.                      PARA ALGO SER UMA OBRA-PRIMA É

NECESSÁRIO TEMPO PARA CLASSIFICÁ-LA E TORNÁ-LA CLÁSSICA.

                               MAS COM A MÚSICA CONTEMPORÂNEA NÃO HÁ TEMPO PARA

CLASSIFICAÇÕES.                                       TUDO QUE SE PODE FAZER É, SUBITAMENTE, OUVIR

                                               COMO QUANDO SE PEGA UM RESFRIADO E TUDO QUE SE PODE

FAZER É, SUBITAMENTE, ESPIRRAR.

***

NICHI NICHI KORE KO NICHI: TODO DIA É UM LINDO DIA

E se eu fizer trinta e duas perguntas?

E se eu parar de perguntar de vez em quando?

Isso vai esclarecer as coisas?

Comunicar é esclarecer?

O que é a comunicação?

Música, o que ela comunica?

O que é claro para mim é claro para você?

A música são apenas sons?

Então o que ela comunica?

Um caminhão está passando pela música?

Se eu posso vê-la, tenho que ouvi-la também?

Se eu não a ouço, ainda assim ela comunica?

Se enquanto eu a vejo, eu não posso ouvi-la, ou estiver ouvindo outra coisa, por exemplo um batedor de ovos, porque eu estou do lado de dentro olhando para o lado de fora, o caminhão ou o batedor de ovos, qual deles comunica?

O que é mais musical, um caminhão passando por uma fábrica ou um caminhão passando por uma escola de música?

As pessoas dentro da escola são musicais e as de fora não são musicais?

E se os que estão dentro não têm boa audição, isso muda a minha pergunta?

Você sabe o que eu quero dizer quando digo dentro da escola?

Sons são apenas son ou são Beethoven?

Peeoas não são sons, são?

Há algo como o silêncio?

Mesmo que eu me afaste das pessoas, ainda tenho que ouvir alguma coisa?

Digamos que eu estou em uma floresta, tenho que ouvir o barulhinho do córrego?

Será que haverá sempre algo para ouvir, jamais sossego e pas?

Se minha cabeça está cheia de harmonia, melodia, ritmo, o que acontece comigo quando telefone toca, quero dizer, com minha paz e sossego?

E se fossem harmonias, melodias e ritmos europeus em minha cabeça, o que acontece, por exemplo, com a história da música javanesa com relação, vamos dizer, à minha cabeça?

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