ESTE MOMENTO ESTÁ SEMPRE MUDANDO. (EU ESTAVA EM SILÊNCIO: AGORA ESTOU FALANDO.) COMO PODERÍAMOS DIZER O QUE É A MÚSICA CONTEMPORÂNEA, SE NÃO ESTAMOS NESTE MOMENTO OUVINDO MÚSICA CONTEMPORÂNEA, MAS OUVINDO UMA PALESTRA SOBRE ELA. E NÃO É ISSO.
ISSO É “MEXER A LÍNGUA”. DISTANCIADOS COMO ESTAMOS NESSE MOMENTO
DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA (ESTAMOS APENAS PENSANDO SOBRE ELA), CADA UM DE NÓS
ESTÁ PENSANDO SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, TENDO SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA, E CADA EXPERIÊNCIA É DIFERENTE E CADA EXPERIÊNCIA MUDA E ENQUANTO
ESTAMOS PENSANDO EU ESTOU FALANDO E A MÚSICA CONTEMPORÂNEA ESTÁ MUDANDO.
MUDANDO COMO A VIDA. SE NÃO FOSSE ASSIM
ESTARIA MORTA, E, É CLARO, PARA ALGUNS DE NÓS, ÀS VEZES,
ELA ESTÁ MORTA, MAS A QUALQUER MOMENTO ELA MUDA E VIDE DE NOVO,
FALANDO UM POUCO SOBRE O LEITE CONTEMPORÂNEO:
EM TEMPERATURA AMBIENTE ELE MUDA, FICA AZEDO ETC., E
ENTÃO UMA NOVA GARRAFA ETC., A NÃO SER SEPARANDO-O DE SUA MUDANÇA
DESIDRATANDO-O OU PONDO NA GELADEIRA (QUE É UM MODO DE DESACELERAR
SUA VIVACIDADE) (ISTO É, MUSEUS E ACADEMIAS SÃO
MODOS DE PRESERVAR) NÓS TEMPORARIAMENTE SEPARAMOS AS COISAS DA VIDA
(DAS MUDANÇAS) MAS A QUALQUER MOMENTO A DESTRUIÇÃO PODE OCORRER DE REPENTE
E O QUE VEM DEPOIS TEM MAIOR FRESCOR
QUANDO SEPARAMOS A MÚSICA DA VIDA O QUE OBTEMOS É A ARTE (UM COMPÊNCIO DE OBRAS-PRIMAS), NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA, QUANDO ELA É DE FATO
CONTEMPORÂNEA, NÃO HÁ TEMPO PARA ESTABELECER ESSA SEPARAÇÃO (QUE
NOS PROTEGE DE VIVER), PORTANTO A MÚSICA CONTEMPORÂNEA NÃO
É TANTO ARTE QUANTO É VIDA E QUALQUER UM QUE A PRODUZA LOGO
QUE TERMINA DE COMPOR UMA COMEÇA A PRODUZIR OUTRA ASSIM COMO AS PESSOAS
CONTINUAM LAVANDO LOUÇA, ESCOVANDO OS DENTES, FICANDO COM SONO
E ASSIM POR DIANTE. FREQUENTEMENTE NINGUÉM SABE QUE A MÚSICA CONTEMPORÂNEA É OU PODERIA SER ARTE. SIMPLESMENTE ACHAM
QUE É IRRITANTE. DE QUALQUER MODO IRRITANTE,
OU SEJA, IMPEDINDO A NOSSA OSSIFICAÇÃO.
PARA QUALQUER UM DE NÓS A MÚSICA CONTEMPORÂNEA
É OU PODERIA SER UM MODO DE VIDA.
ME OCORREM VÁRIS HISTÓRIAS QUE EU GOSTARIA DE CONTAR
(ALIÁS, DO MESMO MODO QUE, AO ESCREVER ISTO QUE
AGORA FALO, O TELEFONE FICA TOCANDO E ENTÃO ACONTECE UM
DIÁLOGO CONTEMPORÂNEO EM VEZ DESSE JEITO ESPECÍFICO DE
PREPARAR UMA FALA.) A PRIMEIRA HISTÓRIA
É DO Evangelho de Sri Ramakrishna. SUA VIDA E SUAS PALAVRAS
HAVIAM IMPRESSIONAO UM MÚSICO QUE COMEÇOU A PENSAR QUE DEVERIA DESISTIR
DA MÚSICA E SE TORNAR UM DISCÍPULO DE RAMAKRISHNA. MAS QUANDO
DISSE ISSO A RAMAKRISHNA, ELE RESPONDEU QUE DE MODO ALGUM. CONTINUE
SENDO MÚSICO: A MÚSICA É UM MEIO DE TRANSPORTE RÁPIDO.
RÁPIDO TRANSPORTE, ISTO É, EM DIREÇÃO À VIDA “ETERNA”,
OU SEJA, EM DIREÇÃO À VIDA, PONTO.
ASSIM QUE EU SOUBE QUE EU DARIA ESTA PALESTRA EU CONSULTEI
O Livro das mutaçôes E AO LANÇAR AS MOEDAS OBTIVE O HEXAGRAMA
DA INFLUÊNCIA, DO ESTÍMULO. SEIS EM CIMA SIGNIFICA QUE A
INFLUÊNCIA SE MOSTRA NAS MANDÍBULAS, NO ROSTO E NA LÍNGUA, E O
COMENTÁRIO DIZ: O MODO MAIS SUPERFICIAL DE TENTAR INFLUENCIAR OS
OUTROS É COM PALAVRAS QUE NÃO TENHAM NADA DE RELA POR TRÁS DELAS.
A INFLUÊNCIA EXERCIDA POR ESSE MERO “MEXER A LÍNGUA” DEVE NECESSARIAMENTE
PERMANECER INSIGNIFICANTE. PORÉM, EU NÃO
CONCORDO COM ESSE COMENTÁRIO. EU NÃO VEJO NECESSIDADE DE COLOCAR
ALGO “REAL” POR TRÁS DESSE “MEXER A LÍNGUA”. EU NÃO ACHO QUE
MEXER A LÍNGUA SEJA MAIS SIGNIFICANTE OU INSIGNIFICANTE DO QUE QUALQUER
OUTRA COISA. ME PARECE QUE É SIMPLESMENTE UMA QUESTÃO DE
CONTINUAR A FALAR, O QUE NÃO É NEM SIGNIFICANTE NEM INSIGNIFICANTE,
NEM BOM NEM RUIM, MAS SIMPLESMENTE O MODO COMO ESTOU VIDO AGORA, QUE
É DANDO UMA PALESTRA EM ILLINOIS, O QUE NOS LEVA
DE VOLTA À MÚSICA CONTEMPORÂNEA. MAS VOANDO
DE NOVO E VOLTANDO AO Livro das mutações: O HEXAGRAMA DA GRAÇA
(QUE É O HEXAGRAMA DA ARTE) DISCUTE O EFEITO DE UMA OBRA
DE ARTE COMO SE ELA FOSSE UM LUZ BRILHANDO NO TOPO DE
UMA MONTANHA QUE ILUMINA ATÉ CERTO PONTO A ESCURIDÃO CIRCUNDATE.
OU SEJA, A ARTE É DESCRITA COMO ALGO QUE ILUMINA
E O RESTO DA VIDA COMO ALGO ESCURO. NATURALMENTE, EU DISCORDO.
SE HOUVESSE UMA PARTE DA VIDA ESCURA O BASTANTE PARA MANTER DE FORA A LUZ
QUE VEM DA ARTE, EU GOSTARIA DE ESTAR NESSA ESCURIDÃO, TATEANDO SE FOSSE PRECISO,
MAS VIVO E PREFIRO PENSAR QUE A MÚSICA CONTEMPORÂNEA
ESTARIA TAMBÉM NO ESCURO, TROMBANDO NAS COISAS, DERRUBANDO
OUTRAS E CONTRIBUINDO EM GERAL À DESORDEM QUE CARACTERIZA A
VIDA (SE ELA SE OPÕE À ARTE) EM VEZ DE CONTRIBUIR À
ORDEM E À VERDADE, À BELEZA E AO PODER ESTABILIZADOS QUE CARACTERIZAM
UMA OBRA-PRIMA (SE ELA SE OPÕE À VIDA). E É ISSO? SIM
É ISSO. OBRAS-PRIMAS E GÊNIOS CAMINHAM JUNTOS E QUANDO
CORREMOS DE UM PARA O OUTRO A VIDA PARECE MAIS SEGURA DO QUE
DE FATO É NOS TORNARMOS INCAPAZES DE CONHECER OS PERIGOS
DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA OU MESMO DE SERMOS CAPAZES DE BEBER
UM COPO D’ÁGUA. PARA ALGO SER UMA OBRA-PRIMA É
NECESSÁRIO TEMPO PARA CLASSIFICÁ-LA E TORNÁ-LA CLÁSSICA.
MAS COM A MÚSICA CONTEMPORÂNEA NÃO HÁ TEMPO PARA
CLASSIFICAÇÕES. TUDO QUE SE PODE FAZER É, SUBITAMENTE, OUVIR
COMO QUANDO SE PEGA UM RESFRIADO E TUDO QUE SE PODE
FAZER É, SUBITAMENTE, ESPIRRAR.
***
NICHI NICHI KORE KO NICHI: TODO DIA É UM LINDO DIA
E se eu fizer trinta e duas perguntas?
E se eu parar de perguntar de vez em quando?
Isso vai esclarecer as coisas?
Comunicar é esclarecer?
O que é a comunicação?
Música, o que ela comunica?
O que é claro para mim é claro para você?
A música são apenas sons?
Então o que ela comunica?
Um caminhão está passando pela música?
Se eu posso vê-la, tenho que ouvi-la também?
Se eu não a ouço, ainda assim ela comunica?
Se enquanto eu a vejo, eu não posso ouvi-la, ou estiver ouvindo outra coisa, por exemplo um batedor de ovos, porque eu estou do lado de dentro olhando para o lado de fora, o caminhão ou o batedor de ovos, qual deles comunica?
O que é mais musical, um caminhão passando por uma fábrica ou um caminhão passando por uma escola de música?
As pessoas dentro da escola são musicais e as de fora não são musicais?
E se os que estão dentro não têm boa audição, isso muda a minha pergunta?
Você sabe o que eu quero dizer quando digo dentro da escola?
Sons são apenas son ou são Beethoven?
Peeoas não são sons, são?
Há algo como o silêncio?
Mesmo que eu me afaste das pessoas, ainda tenho que ouvir alguma coisa?
Digamos que eu estou em uma floresta, tenho que ouvir o barulhinho do córrego?
Será que haverá sempre algo para ouvir, jamais sossego e pas?
Se minha cabeça está cheia de harmonia, melodia, ritmo, o que acontece comigo quando telefone toca, quero dizer, com minha paz e sossego?
E se fossem harmonias, melodias e ritmos europeus em minha cabeça, o que acontece, por exemplo, com a história da música javanesa com relação, vamos dizer, à minha cabeça?
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