Oficina e Performance com Los Fridos em “Alas Rotas – Frida Kahlo”

Divulgação Frida Kahlo

 

Como adaptar uma pintura, imóvel, formada por manchas e traços de tinta sobre o espaço da tela, para outra forma de arte, e ainda mais a dança e a música, artes do tempo? Para responder essa questão a dupla Los Fridos iniciou em outubro de 2012 uma pesquisa sobre quadros da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954), “Alas Rotas – Frida Kahlo”, cujo primeiro quadro a ser trabalhado foi “Autorretrato com Cabelo Cortado” (1940). A dupla é formada pelos intérpretes-criadores Jeanice Ferreira (dança) e Alessandro Atanes (música). “O trabalho é tentar imaginar que movimentação faria a figura pintada. Que história está congelada ou escondida em cada quadro?”, pergunta Jeanice.
A proposta busca desenvolver os movimentos e as músicas a partir de outros dos inúmeros autorretratos da pintora, sempre com a intenção de trazer à tona a personagem que está pintada, ao invés da mulher real, como em uma biografia. A ideia é adaptar os quadros como se fossem uma “transcriação”, expressão do poeta Haroldo de Campos que se refere à tradução criativa de textos poéticos.
A partir da expressão haroldiana que se refere à tradução literária, a dupla trabalha com o que o semiólogo, professor e romancista italiano Umberto Eco chama de “tradução intersemiótica”, que reúne também as adaptações artísticas de um gênero para outro, como no caso da transformação de quadros estáticos em movimento e música, no qual há uma mudança de “substância” do objeto artístico.

Para conhecer o trabalho:

Release do grupo
Link para vídeo

 

Deixe um comentário

Acima ↑