“Já lhes aconteceu de jogar não com uma pessoa definida, um João Qualquer, mas com um coletivo – a vontade do mundo por parceiro?” (KA, Velimir Khlébnikov)

Uma vez travamos conhecimento com um povo que se abotoava. De fato as entranhas abriam-se por uma cavidade da pele e aí a pele abotoava-se sobre bolhinhas chifrudas, como botões. Na hora do almoço por esta abertura queimava um fogão pensante. Assim de pé, na grande ponte de ferro, eu havia atirado ao rio uma moeda de dois copeques dizendo: é preciso cuidar da ciência do futuro.

*

Como se relacionam um com o outro a gravitação e o tempo? Não há dúvida, que o tempo está para o peso, assim como o pêsame está para o demo. Mas é possível endiabrar-se sob um fardo pesado? Não, o fardo absorve as forças do demo. E onde está um, não está o outro. Em outras palavras, o tempo absorve as forças do peso, e não desaparecerá o peso, onde está o tempo? Pelo espírito de vossa língua, o tempo e o peso são duas absorções diferentes de uma única força. – Ele ficou pensativo. “Sim, na língua empenham-se muitas verdades”. Nisto interrompeu-se nosso conhecimento.

*

Eu também faço guerra, só que não pelo espaço, mas pelo tempo.

*

Anoitecia. Um rebanho de serpentes marinhas nadava no mar. A praia esvaziou-se e só restou Ka, sentado como antes, enlaçando os joelhos com os braços. “Tudo é vão, tudo é tardio”, – pensou ele. “Ôi, valente de sombra, – ao que parece gritou o vento: – mais cuidado”! Ka continuou imóvel. E uma onda o desloca. Um esturjão se aproxima e o engole. Em seu novo destino ele torna-se um seixo rolado e vive entre conchas, bóias de salvamento, correntes de navio. O esturjão tinha um fraco pelas coisas velhas.

[KA, Editora Perspectiva, São Paulo, 1977]

#

Bobeóbi cantar de lábios,

Lheeómi cantar de olhos,

Cieeo cantar de cílios,

Stioeei cantar do rosto

Gsi-gsi-gseo o grilhão cantante.

Assim no bastidor dessas correspondências

Transespaço vivia o Semblante.

(1912, tradução de Haroldo de Campos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s