Laboratório clínico-político conduzido por Suely Rolnik Oficina de Imaginação Política : obra do Amilcar Packer na 32a Bienal de São Paulo Domingo, 9 de outubro das 14h às 17h

O laboratório terá como foco trabalhar coletivamente os efeitos  do atual estado de coisas na subjetividade. Buscaremos as palavras para nomear as experiências de cada um nesse contexto, de modo a contribuir para que o desejo não abra mão de sua potência criadora face ao veneno que a violência injeta em nossos corpos. Nosso principal instrumento será a noção de Inconsciente colonial-capitalístico e seus sintomas – uma noção que decorre de uma perspectiva teórica transdisciplinar, na qual o trabalho conceitual é indissociável de uma pragmática clínica, já que é dela que surge aquilo que busca sentido. Tentaremos decifrar juntos as micropolíticas reativas que decorrem deste tipo de inconsciente; mas  também as estratégias de  resistência micropolítica, guiadas pelo saber-do-corpo como meio de decifração do presente e bússola para as ações do desejo.

 

 

Suely Rolnik/ Psicanalista, escritora, curadora e professora titular da PUC-SP. Autora de A hora da Micropolítica (SP: N-1, 2016), Anthropophagie Zombie (Paris: Black Jack, 2012), Archivmanie (dOCUMENTA 13, 2011); Cartografia Sentimental (Porto Alegre: Sulinas, 1989) e co-autora com Félix Guattari de Micropolítica. Cartografias do desejo(Petrópolis: Vozes, 1986), publicado em 8 países. Realizadora do Arquivo para uma Obra-Acontecimento (65 filmes de entrevistas em torno das proposições de Lygia Clark) e curadora da exposição da artista Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark, do objeto ao acontecimento (Musée de Beaux-arts de Nantes, 2005, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Concebeu e realizou o Arquivo para uma Obra-Acontecimento. Projeto de ativação da memória do corpo das proposições artísticas de Lygia Clark e seu contexto (65 filmes de entrevistas)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s