PELA CONVOCAÇÃO IMEDIATA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE EXTRAORDINÁRIA

O golpe de estado em curso no Brasil não tem apenas a intenção de tomar o governo. Sua perspectiva é de refundar o estado brasileiro, nos moldes do período anterior à constituição de 1988, restringindo os direitos sociais.
Uma das maiores políticas sociais de todos os tempos, e instituída na constituição de 1988 é o Sistema Único de Saúde. Pela sua relevância pública, dimensão social, e por ocupar o imaginário nacional como símbolo de conquistas que redefiniram o marco civilizatório ao qual nos inserimos, as políticas atuais de construção do SUS sofrem um ataque frontal, pelo governo golpista, na sua sanha de tornar a saúde uma mercadoria, a abastecer os negócios e negociantes da saúde.
Medidas vêm sendo anunciadas como balão de ensaio na imprensa, forma de avaliar as reações para em seguida darem o ataque final e definitivo. _ Reduzir o tamanho do SUS. _ Universalidade de acesso insustentável. _ Redução do Programa Mais Médicos. _ Restrições a estrangeiros no Mais Médicos. _ Ampliar a presença dos planos de saúde na prestação de serviços. Estas são apenas algumas ideias propagadas na última semana pelo golpista de plantão no Ministério da Saúde.
Diante da grave ameaça sobre o SUS, proponho que o Conselho Nacional de Saúde convoque o mais breve possível a Conferência Nacional de Saúde Extraordinária, com delegados da 15a. Conferência que se reuniram em 2015. Que venham gestores, trabalhadores e usuários para se posicionarem frente aos atuais acontecimentos, e em defesa do Sistema Único de Saúde.

Túlio Batista Franco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s