Deus sive natura, elemental de D.H Lawrence e Dança de Arnaldo Antunes

ELEMENTAL

 

D.H. Lawrence.

 

Porque as pessoas não deixam de ser amáveis ou de pensar que são amáveis, ou de querer ser amáveis, e não são um pouco elementais em vez disso?Desde que o homem é feito dos elementos fogo, e chuva, e ar, argila viva e nada disso é amável, mas elemental, o homem é inclinado para o lado dos anjos. Gostaria que os homens recuperassem seu equilíbrio entre os elementos e fossem um pouco mais ardentes tão incapazes de dizer mentiras como o fogo o é. Gostaria que eles fossem fiéis às suas próprias mudanças, como a água, que atravessa todos os estágios de vapor e fluxo e gelo sem perder a cabeça. Estou cansado de pessoas amáveis de certo modo elas são uma mentira.

Dança
Ela dança
quando bate o vento ela samba
samambaia folha de palmeira
muitas outras como ela dançam ao redor

galhos bons para subir criança
mangas penduradas nas mangueiras
brincos de princesa, cabeleiras
num emaranhado de cipós

vem vindo o vendaval
temporal
ventania
depois a luz do sol
céu azul
calmaria

mas a natureza não se cansa
nunca perde o passo dessa dança
sobre a minha rede que balança
vejo o pé de jaca se abraçar no flamboyant

eu queria ser como uma planta
eu queria ter a vida mansa
e me libertar de toda ânsia
me cobrir de orvalho de manhã

vem vindo o vendaval
temporal
ventania

depois a luz do sol
céu azul
calmaria

Deixe um comentário

