prefiro viver em um mundo em que as pessoas “esquecem, mas não perdoam” do que num mundo em que as pessoas “perdoam, mas não esquecem”

Existe uma frase que eu acho particularmente sinistra, terrível na nossa cultura que é: “Eu perdoo você, mas não esqueço. Eu posso perdoar, mas eu não posso esquecer”.É uma coisa que se diz muito, se diz em inglês..Na verdade é o princípio do perdão, nosso. A economia do perdão cristão. Perdoar mas não esquecer. Perdoar sempre, esquecer, jamais. O que eu acho absolutamente apavorante. O mundo indígena de certa maneira é um pouco o contrário. Não é que eles perdoam, eles esquecem, mas eles não perdoam..Quando eles lembram de novo, quando alguma coisa acontece que precisamente faz voltar a memória do mal que lhes fizeram, da vingança que eles tem que cumprir, volta tudo de novo. Mas em compensação, eles esquecem. Eu prefiro viver em um mundo em que as pessoas “esquecem, mas não perdoam” do que num mundo em que as pessoas “perdoam, mas não esquecem”, porque num mundo em que as pessoas “perdoam, mas não esquecem” você é prisioneiro eterno da memória dos outros.. Isso é terrível, sobretudo  se você é prisioneiro das pessoas que te perdoaram e não esquecem.. E não há nada pior do que ser perdoado e não ser esquecido. Acho que soma essa diferença, ela explica certas coisas muitas vezes meio surpreendentes no mundo indígena, que certas vezes estão muito bem, recebendo convidados numa festa e acontece uma briga, uma morte porque alguém lembrou que aquele cara matou..o..e ele não perdoa, ele tinha só esquecido. É gente alegre que tem a capacidade de esquecer..mas a gente, nós “humanos” não temos muito a capacidade de perdoar..como a gente sabe, essa coisa de perdoar e não esquecer é uma mentira..NEM PERDOU, NEM ESQUEÇO..Essa é uma das mentiras piedosas que nós contamos, Se tivesse perdoado, tinha esquecido..o esquecimento é mais importante que o perdão..o único perdão possível é o esquecimento..isso é algo que nós vamos ter muito tempo ainda para aprender..
E.V.C
Deixe um comentário

