V Seminário Conexões 2013 – Deleuze e Território e Fugas e… XII Simpósio Internacional de Filosofia – Nietzsche/Deleuze 20 a 23 de agosto de 2013

O Seminário Conexões, momento e lugar de encontro e proliferação de ideias do pensamento filosófico, chega a sua quinta edição, este ano a partir do tema “Deleuze e Territórios e Fugas e…”.
Desde 2009, o Conexões é organizado pelo Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) e pelo grupo Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS), ambos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, em torno de conceitos de Gilles Deleuze pela relevância contemporânea de sua obra e pela possibilidade de ramificações que ela permite com outros pensadores, como Michel Foucault, Friedrich Nietzsche, Giorgio Agamben, por exemplo.
O “e” nos permite transitar no meio, enfatizar as possíveis e inimagináveis conexões, ressalta o movimento. Buscamos, neste seminário, não a defesa de um fundamento enraizante, mas um movimentar-se entre ideias, levar a pensamentos, produzir encontros, sínteses disjuntivas. Assim, múltiplas conexões são realizadas em cada uma de suas edições.
Além do “e”, destacamos na proposta do Conexões a pontuação final, as reticências, porque a filosofia de Gilles Deleuze não pressupõe nunca o ponto final ou a conclusão, mas se abre e convida a proliferações.
Este ano o V Seminário Conexões: Deleuze e Território e Fugas e… vem salientar a dimensão geofilosófica que atravessa o pensamento deleuziano e sua realização se efetua em direta sintonia e participação dos pesquisadores do Projeto “Imagens, Geografias e Educação” (CNPq 477376/2011-8), ), que envolve pesquisadores de dez universidades brasileiras. Em resumo, esse projeto busca a consolidação de uma rede de pesquisa entre seis núcleos acadêmicos – Campinas [UNICAMP/USP/UNIFESP], Dourados [UFGD/UNESP-Presidente Prudente], Vitória [UFES], Florianópolis [UDESC/Colégio de Aplicação-UFSC], Natal [UFRN] e Crato [URCA] propondo o estudo e a criação visual e audiovisual de obras que venham a potencializar novas maneiras de imaginar o espaço (Massey, 2008), bem como novos percursos educativos onde as imagens ganhem outros sentidos e forças.
O Conexões ocorre também, nesta edição, em rizoma com o XII Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche/Deleuze, que, desde 1999, organiza-se na interação entre as Ciências Sociais e a Filosofia, trabalhando com os intercessores/pensadores referenciados em seu nome. Nietzsche, por sua inserção na ideia segundo a qual a Filosofia, o pensamento, não é alheia à vida em todas as suas dimensões – artísticas, históricas, econômicas e sociais…; Deleuze, filósofo da diferença e da multiplicidade, porque pareceu corresponder às vinculações necessárias entre a Filosofia e aquilo que comumente se nomeia não Filosofia, e que representa os “intercessores” primordiais à construção do pensamento da diferença.
Desde 2009, o Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche/Deleuze acontecia em Fortaleza/Ceará, mas a partir de 2011, passou a ser nômade e bienal. Com alegria, o nosso Conexões, neste ano, conecta-se a esse simpósio, em novas composições.
Teremos uma programação intensa, proliferando-se também em manifestações artísticas. Convidamos ao pensamento e ao encontro.
Explorem este nosso blog!
E participem!

Os seminários anteriores:
I Seminário Conexões: Deleuze e Imagem e Pensamento e… (2009)
II Seminário Conexões: Deleuze e Vida e Fabulação e… (2010)
III Seminário Conexões: Deleuze e Arte e Ciência e Acontecimento e… (2011)
IV Seminário Conexões: Deleuze e Resistência e Política e… (2012)

MAIS INFORMAÇÕES. http://conexoes2013.wordpress.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s